O tênis teve sua origem na França, em meados do século XIII. O “jeu de paume” (jogo da palma) foi o precursor da modalidade, uma espécie de tênis primitivo. O jogo era tradicional na época e não se usavam raquetes, os jogadores utilizavam as mãos para rebater a bola na parede.
Logo alguns jogadores passaram a usar luvas, e então, no século XIV, foi implementado o uso de um utensílio de madeira em forma de pá, conhecido como “battoir”. Era o nascimento da raquete, inventada pelos italianos ,que mais tarde ganhou cabo e cordas.
Não demorou até o tênis deixar de ser jogado contra a parede e passar a ser praticado em um retângulo dividido ao meio por uma corda, com até 6 jogadores de cada lado. O jogo recebeu então o nome de Longue-Paume. O termo Tênis deriva do francês Tenez, que significa “Pega” (verbo pegar no imperativo), expressão exclamada pelo jogador ao sacar a bola.
Para se ter uma ideia do crescimento da modalidade na França, o rei Luiz XII (1498 a 1515) mandou construir em Orleans, cidade onde tinha seu palácio, nada menos que 40 quadras de tênis!
O jogo se popularizou na França e chegou ao conhecimento do rei da Inglaterra, Henrique VIII, que virou praticante e entusiasta da modalidade, ajudando a difundir o esporte por todo o mundo. O tênis é de berço francês, mas se tornou um esporte tradicional inglês graças à padronização das regras feita pelos ingleses e os seus grandes campeonatos.
O torneio de tênis mais antigo do mundo é o Torneio de Wimbledon, realizado pela primeira vez em 1877 em Londres. A partir de 1900 surge a Taça Davis, que é um campeonato mundial dividido nas regiões americana, europeia e oriental.