Conheça os benefícios em comum entre o chocolate e a prática esportiva, e aproveite a páscoa para renovar seus hábitos.
Quando se pensa em Páscoa, as primeiras coisas que vêm à cabeça são: feriado e chocolate. Mas para além do feriado e da comilança, a Páscoa é uma data religiosa que celebra a ressurreição de Cristo, e tem um significado de renovação. Então – independente de qual for a sua crença – que tal aproveitar o momento para renovar os hábitos e torná-los mais saudáveis?
– Tá, mas com tantas guloseimas, como eu faço pra ser saudável? – Bem, o chocolate não é nenhum vilão e até pode trazer muitos benefícios para a saúde quando consumido com moderação. Mas é nessa tal moderação que está o problema, já que é difícil resistir à tentação. O perigo é a quantidade de gordura e o teor calórico que podem fazer mal à saúde. Por isso, o ideal é optar pelos chocolates mais amargos, que têm maior teor de cacau. Descobrimos alguns benefícios que o chocolate (quando consumido com moderação) tem em comum com o esporte. Veja:
OS BENEFÍCIOS
1 – Ao praticar esportes, nosso corpo produz serotonina e libera endorfina, substâncias que nos dão a sensação de prazer e bem-estar. Pois bem, o chocolate também estimula a produção dessas substâncias! Que tal um chocolatinho antes do jogo então? Só alegria…
2 – A prática esportiva faz bem para o coração e para a circulação, e isso não é novidade. E você sabia que o chocolate também pode trazer esses benefícios? Além de ser rico em antioxidantes, cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que a versão amarga (rica em cacau) inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial.
3 – Chocolate pode melhorar a performance esportiva! Um estudo realizado pela Universidade Estadual de Detroit, nos Estados Unidos, afirma que, quando combinado às atividades físicas, o doce pode melhorar a performance em até 50%. A substância responsável pelo benefício seria a epicatequina, um flavonoide encontrado no cacau, que ajuda na estimulação muscular. O estudo foi feito com ratos, e o próximo passo é testar em humanos.
4 – Diminuindo a ansiedade e combatendo a depressão. Ao estimular os centros de prazer e bem-estar do nosso corpo, tanto a prática esportiva quanto o consumo de chocolate podem ajudar a diminuir a ansiedade e combater a depressão.
RENOVANDO HÁBITOS
Apesar da enxurrada de chocolate, a Páscoa não é só uma data comercial de culto à iguaria. Seja qual for a sua crença, a reflexão sobre renovação pode ser bastante válida. Então, que tal pôr em prática aqueles pequenos hábitos que podem fazer a diferença? Aqui vai uma listinha de sugestões:
1 – Em vez de esperar o elevador, vá pela escada! Esse tipo de prática pode parecer simplória, mas faz diferença.
2 – Você não precisa do carro para ir à padaria. Caminhar faz bem para os pulmões, para a circulação e o cérebro, ou seja, alguns quarteirões e alguns minutinhos só vão lhe fazer bem.
3 – Se você usa o transporte coletivo, uma boa ideia é descer alguns pontos antes do seu destino e caminhar um pouquinho. Vá conhecer as redondezas e fazer seu dia mais agradável.
4 – Além do chocolate, que tal balancear a alimentação e experimentar a dieta do coelho? Não é só cenoura não! Agrião, rúcula, pepino, couve, espinafre, e por aí vai. Além de acessíveis, os ingredientes são bastante nutritivos.
5 – E aquele esporte que você adorava praticar, mas parou? É Páscoa, hora de renovar os ânimos! Tomar a iniciativa é a parte principal, depois tudo fica mais fácil e é só alegria!