Cultura e lazer? Ah, não tenho tempo…
É cada vez mais comum nas famílias de hoje – seja qual for sua configuração – que os adultos trabalhem e passem o dia fora, e acabem não conseguindo dar o devido suporte para os filhos no contraturno da escola. Difícil proporcionar cultura e lazer para os filhos em meio a essa correria.
Em países como Chile, Coreia do Sul, Finlândia e Irlanda, os estudantes ficam o dia todo na escola. No Brasil, algumas escolas (geralmente particulares) oferecem atividades em tempo integral. Existem também projetos que atendem à comunidade, geralmente mantidos pelas prefeituras ou ligados a alguma instituição como o SESI ou alguma ONG. As vantagens são imensas, não só para os alunos. Confira:
1 – Melhora o desempenho escolar
No período integral, os alunos têm um horário reservado para estudar, tirar dúvidas, estudar para provas e fazer trabalhos. Com essa organização e o devido acompanhamento, o rendimento escolar melhora naturalmente.
O contato com o lazer, cultura e atividade física estimula habilidades socioemocionais, que também ajudam (e muito) no desempenho do aluno.
2 – Tranquilidade para os pais
Sabendo que os filhos estão em um ambiente seguro e rico em aprendizados, os pais podem trabalhar e dar conta dos seus compromissos com a consciência tranquila. As crianças aprendem e se divertem com as atividades extracurriculares, sem a necessidade de os pais as levarem e trazerem a vários lugares diferentes.
3 – Atividades físicas
Espanta o sedentarismo, diverte, faz bem à saúde, aprimora habilidades motoras e socioemocionais. Durante as práticas esportivas, os alunos aprendem lições de trabalho em equipe, controle emocional, responsabilidade, socialização etc. O Programa Cultivar publicou um texto sobre o assunto recentemente. Clique aqui para saber mais.
4 – Cultura e Lazer
Desvendar um novo universo cultural para uma criança é uma das coisas mais mágicas que se pode fazer. Seu filho(a) chega em casa e surpreende com uma música nova que aprendeu, uma dança, um desenho com ares de obra de arte, uma receita culinária que fez na escola ou conta uma história pra você. É nesse momento que você sente que está tudo no caminho certo.
5 – Bons hábitos de alimentação e higiene
Algumas crianças dão trabalho na hora de comer, escovar os dentes etc., mas tudo isso fica mais fácil quando os amigos estão juntos. Quando escovar os dentes faz parte de uma brincadeira, ou quando “uma mão lava a outra” e todos cantam juntos enquanto aprendem sobre higiene, os bons hábitos incorporados com prazer.
Importante lembrar que a ideia não é sobrecarregar ninguém. Tempo livre, brincadeiras e muito descanso são tão importantes quando as atividades de que falamos, o segredo é equilibrar. Vale ressaltar também que atividades extracurriculares são ótimas para a formação de jovens e crianças, mas alguns valores são importantes de serem transmitidos pela família, seja ela como for, são laços insubstituíveis.