Os brasileiros consomem o que equivale a 173 bilhões de xícaras de café anualmente. Qual o impacto para a nossa saúde?
Em 1980, o café era a segunda mercadoria mais vendida em todo o mundo, ficando atrás apenas do petróleo. A Etiópia foi o primeiro país a produzir os grãos, no século IX. Mais tarde, o Egito e a Europa trataram de difundir a iguaria pelo mundo.
O café é uma bebida bastante usada para aumentar o desempenho em várias atividades. A cafeína, seu componente estimulante, acelera o metabolismo e o sistema nervoso central, fazendo com que as pessoas se sintam com mais disposição.
Mas alguns cuidados são necessários. Apesar dos vários benefícios, a cafeína pode oferecer alguns efeitos negativos para a saúde quando usada em demasia, como veremos a seguir:
BENEFÍCIOS
1 – O café deixa você mais forte! Cientistas da Universidade Coventry, no Reino Unido, testaram o efeito do café na musculatura. Entre outras revelações, o estudo aponta que o café torna os músculos mais fortes. Para os indivíduos mais velhos, o café ajuda a retardar o enfraquecimento muscular.
2 – Um estudo realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, concluiu que duas xícaras de café podem fazer muito bem para a memória. 160 voluntários foram testados durante 24 horas. Durante a experiência, as pessoas que tomaram comprimidos de cafeína tiveram um desempenho melhor nos testes de memória do que as que ingeriram placebos.
3 – O consumo moderado de café ajuda a prevenir várias doenças, como a depressão, cirrose hepática, Alzheimer, Parkinson, asma, diabetes tipo 2, cálculos biliares, câncer de intestino e alguns tipos de dores de cabeça.
4 – Café combate a depressão. A cafeína estimula o sistema nervoso central, aumenta a produção de neurotransmissores no cérebro, como a serotonina, dopamina e noradrenalina. Isso explica porque as taxas de depressão são menores entre os apreciadores de café.
5 – Melhora a atenção e o desempenho mental. Não é a toa que muita gente toma aquele cafezinho para se concentrar antes dos estudos ou do trabalho.
MALEFÍCIOS
6 – O uso regular pode levar ao vício, e nesse caso, ao parar de beber café, a pessoa pode sentir alguns sintomas de abstinência, como dor de cabeça, cansaço, dificuldade de se concentrar e rigidez muscular.
7 – Por ter efeito diurético, beber muito café pode causar a perda de minerais e vitaminas, causando enfraquecimento do organismo. Se você é uma daquelas pessoas supercafeinadas, procure pegar leve e compensar bebendo água e sucos naturais.
8 – Em algumas pessoas, o café pode causar irritação na pele e outras doenças dermatológicas.
9 – Beber muito café aumenta a quantidade de ácido clorídrico no estômago, levando ao aparecimento de gastrite e até úlcera. Portanto, “beba com moderação”.