4 coisas que você deve observar ao escolher a escola do seu filhoComo enxergar o diferencial entre as escolas?

 

Como enxergar o diferencial entre as escolas?A escola que idealizamos não é mais aquele lugar onde os alunos só vão para ouvir e o conhecimento é transferido exclusivamente do professor para o aluno. A escola é um espaço de trocas. É um lugar de aprendizado, protagonismo, coletividade, inovação, pensado para o desenvolvimento humano (e não só para o vestibular).

Se você mora na cidade e tem filhos em idade escolar, provavelmente terá que escolher junto com seu filho(a) em qual escola matriculá-lo(a). Há muitas questões que envolvem a qualidade do ensino — uma escola é um local complexo. Existem escolas com diferentes propostas pedagógicas, públicas, particulares, com desafios totalmente diferentes. Com essa diversidade toda, não se pode generalizar. Mas existem algumas características comuns que podem ser bons indicativos na hora de escolher a escola para o seu filho(a).

 

Educação FísicaEducação Física na escola

Quando a escola dá atenção para a Educação Física, muito provavelmente as outras disciplinas estarão bem. E não é só porque a atividade física aprimora as habilidades cognitivas não. Ao longo de 13 anos de atuação na área da Educação e em contato direto com as escolas, nós do Programa Cultivar observamos que quase sempre (não é regra) a Educação Física é a última disciplina na escala de prioridades das escolas.

Existem vários sistemas de ensino para quase todas as matérias nas escolas: Matemática, Geografia, Ciências… com metodologia, material didático etc. Mas, e como fica a Educação Física? Se a escola já pensou nisso, é muito provável que haja boa vontade e competência por parte da direção. É uma questão que vale para escolas públicas e privadas. Trata-se da atenção que se dá para a disciplina de Educação Física. Vale repetir, não é regra e sim uma boa questão para observar.

 

Educação Integral na escolaEducação Integral

Usar o contraturno para atividades físicas e lúdicas sempre foi uma alternativa interessante para preencher de forma saudável as horas extras da garotada. É importante garantir que o estudante participe efetivamente das atividades, reforçando sua autoestima e a socialização com os colegas. A escola que oferece boa programação no contraturno mostra que está bem estruturada, é um diferencial. As atividades vão desde recreação e atividades físicas até arte e aulas de reforço. Existem tanto escolas públicas quando privadas que oferecem atividades no contraturno.

Dar vozImaginação e a autonomia na escola

Escolas que incentivam a imaginação e a autonomia despertam maior interesse dos alunos e também dos pais. É importante dar voz aos alunos na hora de tratar dos conteúdos em aula. Os alunos tendem a ouvir mais quando sentem que são ouvidos. Muitas vezes, os professores têm receio de perder o controle, e isso é bastante compreensível, mas existe um caminho do meio entre uma aula engessada e a bagunça geral.

Um exemplo: o professor pode abordar um assunto através de algum elemento que seja do interesse da turma. Se a turma gosta de rap, por exemplo, que tal aprender rimando? Aposto que os alunos vão se amarrar em História, Matemática, poesia, rimando na batida. Falar a língua da criança atrai a atenção e faz da escola um lugar onde o aluno quer estar.

 

Inclusão na escolaInclusão

Neste início de 2016, tivemos um avanço muito importante para os alunos com necessidades especiais do ensino fundamental e médio. Em janeiro, entrou em vigor o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que assegura às pessoas com necessidades especiais o direito de ter acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, para o desenvolvimento de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais.

A escola que já pensa na questão da inclusão sai na frente, mostra que está antenada. Abordar temas transversais também mostra que a escola é inclusiva.

 

 

 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares.

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES