Como ajudar o seu filho com a organização dos estudos e tarefas

Como ajudar o seu filho com a organização dos estudos e tarefasÉ essencial que a criança entenda a relação dos estudos e tarefas com a realidade prática.

 

Organização dos estudos

 

A rotina de uma criança não deve seguir o mesmo modelo da rotina dos responsáveis. É essencial para o seu desenvolvimento que as crianças tenham tempo para lidar com questões pessoais e que construam o seu próprio horário. Com organização e planejamento, e a colaboração dos pais, é possível chegar a um esquema agradável e produtivo, que atente para as fragilidades e potencialidades da criança, a fim de favorecer o seu desenvolvimento. Acompanhe algumas dicas:

 

Material do diaOrganização dos estudos - material do dia

A relação entre a organização do material escolar e o rendimento dos estudos não pode ser subestimada. Além da sujeira e do peso extra que pode prejudicar a coluna, a mochila desorganizada atrapalha a concentração e o envolvimento do aluno. Quando a mochila está em ordem, a criança se envolve mais, consegue se planejar e acompanhar o ritmo da aula.

Ensine e ajude a criança a separar o material que vai usar no dia. Ao fazer isso, além de não carregar peso desnecessário, faz com que o aluno já vá se preparando e se organizando mentalmente para o conteúdo que vai ser trabalhado.

>>> Leia também: 5 formas de participar mais da vida escolar de seu filho

 

Organização dos estudos - conexão com a realidadeConexão com a realidade

É essencial que o aluno entenda a relação dos estudos e tarefas com a realidade prática. Enquanto ajuda com as tarefas, você pode contar alguma curiosidade sobre o que você sabe do assunto em questão. Por exemplo, ao separar o livro de Geografia, comente alguma coisa legal que você descobriu graças à Geografia, ou então como a Matemática lhe ajudou em algum momento do dia. Em uma busca rápida na internet, você pode descobrir algumas experiências simples e divertidas para mostrar às crianças a aplicabilidade de algumas ciências.

 

Responsabilidade

Organização dos estudos - responsabilidadeA criança pode e deve participar da organização de suas atividades. Assim ela sabe de seus deveres previamente combinados para poder melhor cumpri-los. A participação da criança nas decisões cria um senso de responsabilidade muito importante.

Reforce a importância daquilo que a criança está desenvolvendo na escola e em outras atividades. Demonstre como cuidar bem dos cadernos, como selecionar o que vai na mochila etc. A criança deve entender que a organização não é só um protocolo a seguir, mas uma ferramenta que irá beneficiá-la na hora de consultar algum assunto enquanto estuda. É importante o aluno estar envolvido e saber o porquê.

>>> Leia também: Como organizar sua rotina e a de seu filho(a) para otimizar o tempo juntos

 

Organização dos estudos - brincarCriança tem que brincar!

A brincadeira não pode ficar de fora do dia a dia das crianças e dos jovens. É muito importante que as atividades não sobrecarreguem a rotina e que o tempo de lazer seja bastante generoso no cronograma. Momentos de prazer e descontração são fundamentais para o desenvolvimento da criança e ajudam na realização de outras atividades que exigem concentração.

Vale lembrar que, ao fazer um cronograma de atividades, a intenção é criar bons hábitos, e não regras que venham a oprimir e desestimular os pequenos.

 

[e-book] Plano de aula de Hóquei para alunos do 6º ano.

 

 


 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares. Conheça os planos de franquia e os modelos para escolas públicas.

>>> Tire suas dúvidas: entre em contato conosco clicando aqui.<<<

 

 

 

 

lucio

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES