Como combater o abandono e a evasão escolarO que o gestor de educação pode fazer para combater a evasão escolar?

 

Como combater o abandono e a evasão escolarO principal motivo da evasão escolar não é o que aponta o senso comum. A maioria das pessoas acredita que os jovens abandonam a escola para trabalhar, mas uma pesquisa de 2009 da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que 40,3% dos jovens de 15 a 17 anos que tinham abandonado os estudos o fizeram por falta de interesse. O trabalho, embora não tenha sido a principal causa da evasão escolar, foi mencionado por 27,1% dos jovens entrevistados na pesquisa da FVG.

Outros motivos podem levar o aluno a deixar de estudar, como dificuldade de aprendizado, doença, falta de transporte escolar etc. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a evasão atinge 6,9% no Ensino Fundamental e 10% no Ensino Médio (3,2 milhões de crianças e jovens, segundo dados de 2005).

Alguns desses problemas certamente dependem do poder público para serem solucionados. Outros, no entanto, estão ao alcance dos gestores escolares e suas equipes, que têm o papel de garantir as condições de ensino e aprendizagem dos alunos. Listamos aqui algumas ações que podem ser tomadas por parte dos gestores e da escola de forma geral para minimizar o problema da evasão escolar:

Direção presente e ativaDireção presente e ativa

A primeira prática positiva (em vários aspectos) é a presença do diretor ou diretora em sala de aula como um hábito saudável. Diretores que visitam as salas para acompanhar o andamento dos trabalhos, dar atenção etc (não apenas em situações de emergência) transmitem aos professores e alunos a ideia de harmonia, trabalho em equipe. Estando assim, presente, a direção pode acompanhar a frequência dos alunos, e, ao identificar um quadro de evasão, entrar em contato com a família, seja por telefone, e-mail, carta ou até mesmo uma visita. Os casos de evasão merecem atenção e acolhimento, nunca punição.

Comunicação

Como combater o abandono e a evasão escolarSe um aluno abandona os estudos por motivo de doença, ou porque precisa trabalhar e não consegue conciliar os estudos, o diretor deve acionar a assistência social do estado ou do município para resolver o problema e tentar trazer o aluno de volta à escola. No caso de evasão por falta de transporte escolar, as secretarias de educação e do transporte podem ser acionadas.

É importante trabalhar próximo da família do aluno, criando laço positivo entre a escola e as famílias/comunidade. Se o abandono for por falta de uniforme, por exemplo, as famílias devem ser informadas de que o uso do uniforme não é obrigatório!

 

Como combater o abandono e a evasão escolarDesinteresse versus tecnologia

Usar a tecnologia a favor do aprendizado pode ajudar bastante a despertar o interesse dos alunos pelas aulas. Ao oferecer conteúdo digital aos estudantes, o professor desperta a curiosidade, ganha a atenção desses alunos para o tema e tem a possibilidade de dar uma atenção mais individualizada a eles. Existem muitas plataformas de conteúdo online, desde jogos educativos, vídeos etc. O conteúdo online aumenta o engajamento dos alunos e as dúvidas são tiradas offline!

 

Atividades

Como combater o abandono e a evasão escolarMuitos educadores apontam que o desinteresse dos estudantes se justifica no modelo engessado de educação. Os alunos estão no século XXI, e parece que a escola parou no século XX. A criançada encontra muita informação, diversão e sentido fora da escola.

Crianças e jovens são curiosos. É preciso provocar o protagonismo desses alunos por meio da música, da tecnologia, da atividade física. As crianças aprendem muito rápido por meio de projetos, gincanas, atividades motoras, esportes etc. Nesse ponto, a Educação Física tem um papel fundamental no aprendizado e na motivação dos alunos, pois é um campo rico de aprendizados e metáforas da vida, grande oportunidade para a educação.

 

 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares. 

 

 

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES