Como evitar que seu filho seja sedentário?Crianças com hábitos saudáveis têm mais chances de se tornarem adultos saudáveis

Como evitar que seu filho seja sedentário?

 

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), quem faz menos de 150 minutos de atividade física semanal é considerada uma pessoa inativa. Já crianças e jovens entre 6 e 17 anos precisam fazer no mínimo 300 minutos por semana para não serem considerados sedentários, e isso equivale a 60 minutos de atividade cinco vezes por semana. Os exercícios podem ser os mais variados, como caminhar, correr, brincar, subir escada etc., e não precisam ser feitos de uma vez só, podem ser distribuídos durante o dia.

 

Na escola

A escola costuma ser o centro da vida de uma criança: é onde ela passa grande parte do dia, onde estão os amigos, onde ela aprende, realiza e dedica seus esforços. Os pais devem ficar de olho: a escola e a Educação Física têm um papel importantíssimo para que as crianças pratiquem atividades físicas.

Modalidades esportivas diversificadas, jogos lúdicos e materiais práticos adequados às diferentes faixas etárias proporcionam maior inclusão dos alunos, que podem se identificar mais com uma ou outra atividade e aí têm a chance de desenvolver suas aptidões.

LazerComo evitar que seu filho seja sedentário: lazer

Boa parte das crianças de hoje, especialmente nas cidades, passa o dia dentro de casa. Sempre que puder, promova passeios ao ar livre, brincadeiras nos parque, na praia, no sítio…

A infância e a adolescência são os melhores momentos para absorver a ideia de que as atividades físicas podem ser benéficas e prazerosas. Guardar esses conceitos nas memórias cerebral e muscular desde cedo certamente vai fazer diferença mais tarde.

 

 

ContraturnoComo evitar que seu filho seja sedentário: contraturno

Espanta o sedentarismo, diverte, faz bem à saúde, aprimora habilidades motoras e socioemocionais. Usar o contraturno para atividades físicas e lúdicas sempre foi uma alternativa interessante para preencher de forma saudável as horas extras da garotada. A escola que oferece boa programação no contraturno mostra que está bem estruturada. É importante garantir que o estudante participe efetivamente das atividades, reforçando sua autoestima e a socialização com os colegas.

 

Como evitar que seu filho seja sedentário: ir a péIdas ativas

Se você mora perto da escola, que tal deixar o carro na garagem e levar os filhos para a escola a pé? Acredite, você não vai perder tempo, você vai ganhar! Fazer alguns trechos a pé é uma grande oportunidade de, além de queimar algumas calorias e ativar a circulação, conversar com o seu filho(a), conhecer melhor o seu bairro, ensinar e aprender coisas novas.

 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares

 

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES