métodos de ensino alternativosEscolas que incentivam a imaginação e a autonomia dos alunos

Eu fui à escola, o professor explicava, tinha dever de casa e provas. A maioria dos conteúdos eu aprendia, mas sem saber bem porquê, e boa parte deles eu já esqueci. Na época eu não sabia, mas existem outros modelos de ensino que não o tradicional, em que o aluno participa de forma mais ativa do processo de ensino e aprendizagem. Conheça alguns métodos:

Escola WaldorfMétodos de ensino alternativos - Waldorf

Já imaginou se as aulas de teatro e artesanato fossem tão importantes quanto as de matemática ou ciências?

A pedagogia Waldorf foi criada por Rudolf Steiner, pai da antroposofia, e tem como objetivo, resumidamente, desenvolver a personalidade das crianças de forma equilibrada e integrada, estimulando a clareza de raciocínio, o equilíbrio emocional e a iniciativa da ação. Steiner desenvolveu um currículo que incentiva e encoraja a criatividade, nutre a imaginação e conduz os alunos a um pensamento livre e autônomo.

 

Método Montessori

Métodos de ensino alternativos - MontessoriMétodo Montessori é o conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos idealizado inicialmente por Maria Montessori em 1907. O ponto mais importante do método é que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário (a criança se desenvolva com base em uma educação engessada).

Sem deixar de considerar as características individuais de cada criança, o método observa o desenvolvimento em “períodos sensíveis”, que são épocas da vida em que predominam certas características e sensibilidades específicas. Os seis pilares educacionais de Montessori são autoeducação, educação como ciência, educação cósmica, ambiente preparado, adulto preparado e criança equilibrada.

 

Escola da Ponte

Métodos de ensino alternativos - Escola da Ponte Tem como pedagogia o “Fazer a Ponte”, que visa a formação de pessoas autônomas, responsáveis, solidárias, mais cultas e democraticamente comprometidas na construção de um destino coletivo.

A Escola da Ponte fica em Portugal e seu método foi inspirado em grandes nomes como Alexander Sutherland Neill, Paulo Freire e Célestin Freinet. A escola assume um currículo objetivo, que norteia e metrifica um horizonte de realização e um currículo subjetivo, que se estrutura no desenvolvimento pessoal, do projeto de vida de cada estudante.

 

O aluno pode escolher a matéria que quer aprender, tem acesso a todos os orientadores educativos e escolhe um professor que lhe acompanha durante o ano (como um mentor), e decide ainda o momento ideal para fazer a prova. Também não há separação por anos escolares, os estudantes de diferentes idades se organizam a partir de interesses comuns para desenvolver projetos de pesquisa. Nos grupos, os alunos ensinam e aprendem. Existe até um mural onde os alunos podem pedir ou oferecer ajuda uns aos outros. Os alunos também escolhem algumas responsabilidades, que vão desde cuidar do jardim, mostrar a escola aos visitantes, e até mediar as assembleias periódicas.

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares.

 

 

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