Família na escola: as mães são as mais presentesMais um motivo para dar os parabéns às mães!

 

Família na escola: as mães são as mais presentes
Uma pesquisa realizada pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo revelou que 3 a cada 5 mães de alunos das escolas estaduais paulistas acompanham de perto a vida escolar dos filhos. A presença da mãe, pai ou responsáveis é de grande importância na vida escolar e no desenvolvimento das crianças e adolescentes. A escola deve estar aberta às famílias (que podem ter diferentes configurações). Fazer encontros e/ou festas convocando as famílias, com oficinas e apresentações, é sempre uma boa opção.

 

Família na escola

Família na escolaOs professores que o digam: tudo muda quando a família participa da vida escolar das crianças e jovens. A escola costuma ser o centro da vida de uma criança: é onde ela passa grande parte do dia, é onde estão os amigos, onde ela aprende, realiza e dedica seus esforços. Participar da vida escolar é participar da vida do seu filho e saber o que ele está vivendo. Faz com que a criança se sinta valorizada e contribui para o seu desempenho. Quando os pais dão importância para a escola, a criança se dedica, percebendo que os adultos se importam com o que ela está fazendo.

 

 

 

Dia das mães

 

Dia das mães

A homenagem é importante, afinal, elas merecem! Comemorar a data na escola pode ser uma boa oportunidade para mostrar às crianças as diferentes estruturas familiares existentes. Nesse dia, a homenagem é também para aqueles(as) que são mãe de coração, seja pai, tia ou avó. Além das homenagens, passar um tempo brincando com os filhos é muito importante para a criança e pode ter um impacto positivo na relação em casa.

 

Fazendo a diferençaFazendo a diferença

Um estudo inédito, realizado pela organização Todos Pela Educação, conseguiu identificar as atitudes comuns às famílias de crianças e jovens que se destacam na escola. São atitudes simples, como colocar a escola nas conversas do dia a dia e valorizar o conhecimento.

 

Como se envolver na educação dos filhos

Como se envolver na educação dos filhos1 – Estimular a curiosidade e a perseverança, características essenciais para ir bem nos estudos.
2 – Conversar sobre educação no dia a dia. O que está estudando, o que pensa em estudar no futuro…
3 – Valorizar o conhecimento e os professores.
4 – Apoiar o protagonismo. As crianças são muito capazes. Incentive e você verá!
5 – Ampliar o universo cultural e esportivo. Libere o acesso aos livros, atividades culturais e esportivas. Isso só tem a acrescentar na vida de qualquer jovem!

 

 

 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares.

 

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES