Hóquei e cidadania, Programa Cultivar“Aqui os alunos  conhecem um esporte que não é tão convencional nas escolas”

 

Hóquei e cidadania, Programa CultivarCrianças praticando esporte, interessadas, empenhadas e empolgadíssimas na quadra e na torcida. Uma festa. Gente que é apaixonada pelo que faz e que acredita no futuro daqueles jovens. Sonho? Não. Conheci o “Projeto Hóquei e Cidadania” na última sexta-feira, 21, uma iniciativa voluntária de uma de nossas coordenadoras pedagógicas, a atleta Djeniffer Vasques, jogadora do Hóquei Clube Desterro (time das atuais penta campeãs brasileiras de Hóquei sobre a grama) e ex-jogadora da seleção brasileira. Fiquei absolutamente encantado com o que vi. 

O projeto existe desde 2010 e já fez a diferença na vida de mais de 230 jovens da pequena cidade de Guaramirim, ao norte de Santa Catarina. Lá os alunos têm a oportunidade de aprender, gratuitamente, uma modalidade esportiva diferente no contraturno da escola: o Hóquei! 

Djeniffer Vasques, Hóquei e cidadania

 

“Aqui os alunos  conhecem um esporte que não é tão convencional nas escolas. Fico feliz em democratizar o acesso a uma modalidade diferente para eles e ver que estão bem, cada vez melhor”, disse Djeniffer. “Os alunos encontram aqui um objetivo, levam a sério, se dedicam mesmo. É possível vê-los crescendo entrosados, socializando, vencendo a timidez”, completou.

A atleta conta que alguns não se davam muito bem no futebol e nas modalidades tradicionais, e estão adorando o Hóquei: “Isso é ótimo porque mexe com a autoestima, o jovem se sente aceito, e há reflexos positivos não só nas habilidades físicas, mas também na concentração e na capacidade cognitiva depois, em sala de aula”.

 

Hóquei e cidadania, Programa CultivarO  “Hóquei e Cidadania” começou como social, sem a pretensão de competir. A ideia era oportunizar a modalidade para os jovens no contraturno da escola. Mas a galera foi se empolgado, participaram de alguns festivais e hoje já estão competindo. As meninas do Hóquei e Cidadania foram campeãs catarinenses sub-18 de Hóquei indoor das três últimas edições da competição!

A iniciativa é uma parceria entre a Djeniffer, o Programa Cultivar, que cede os materiais práticos e pedagógicos, e a Escola de Educação Básica São Pedro, que abre o espaço. A combinação deu tão certo que o Cultivar resolveu disponibilizar um kit completo de Hóquei para toda a escola. Agora, além dos alunos do projeto, os outros alunos (cerca de mil) da escola pública São Pedro poderão jogar Hóquei durante as aulas de Educação Física.

Valeu, Djeniffer, pela iniciativa! Acreditar no esporte transforma vidas! 

 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares.

 

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES