Passar mais tempo juntos é um dos presentes mais importantes!

Presentes: Quais as melhores escolhas?

 

 

As preocupações dos pais e mães, muitas vezes, se resumem a que o filho ou filha coma bem, tenha roupas, brinquedos etc. Qual mãe ou pai não quer dar o melhor para seu filho? No entanto, existem alguns presentes muito importantes que não se compram.

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, o Programa Cultivar gostaria de lembrar alguns dos melhores presentes que uma criança pode receber dos pais.

Tempo

O vídeo a seguir é parte de uma campanha do Habib’s para que pais e filhos passem mais tempo juntos. Assista:

Participar ativamente e com frequência da vida da criança faz toda a diferença, tanto para você quando para seu filho(a)! É claro que os pais e as mães normalmente não têm o dia todo para estarem com os filhos. Mas estar presente alguns minutos todos os dias no cotidiano para brincar, conversar, interagir, demonstrar carinho e afeto, esse é um presente que põe muitos sorrisos no rosto de qualquer criança! E atenção para não confundir atenção afetiva com atenção material (e uma coisa não exclui a outra)!

Brincar

water-fight-442257_640Deixe o celular um pouco de lado e experimente brincar com seu filho. Criança adora quando o adulto brinca! É o momento em que o adulto entra no seu mundo, no seu imaginário. Explorar esse universo lúdico através das brincadeiras é uma boa maneira de cultivar um bom relacionamento entre pais e filhos. Aprenda quais são os jogos e brincadeiras da garotada de hoje, brinque junto, ensine alguma brincadeira do seu tempo de criança.

Fantoche de meia, “pedra papel e tesoura”, e por aí vai. Seja a brincadeira que for, brinquedo nenhum substitui esses momentos. Essa troca é fantástica, além de estimular que ambos pratiquem atividades físicas enquanto se divertem. É brincando que se ensina, se aprende e se constrói bons laços de carinho e afeto.

 

Exemplo

pai e filho2Um dos maiores presentes que um filho(a) pode receber dos pais é o exemplo. Não minta para seu filho(a), não faça promessas que não possa cumprir. Pequenas atitudes são absorvidas pelas crianças. Trapacear em algum jogo ou brincadeira, aquela pequena infração de trânsito que “ninguém vai ver”, aquele troco que veio a mais e você deixou por isso. Se você pode, a criança entende que também pode. Dê o exemplo certo.

Os pais devem estimular hábitos saudáveis como a leitura, atividades físicas, boa alimentação, e essas atitudes positivas vão ser muito melhor absorvidas pela criança se partirem dos pais.

 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES