A fase de início do ano letivo pode ser fonte de ansiedade e estresse tanto para crianças quanto para adolescentes. Após o período de lazer das férias, voltar à rotina e ao cotidiano pode sobrecarregar os estudantes.

 

Mesmo já sabendo o que provavelmente encontrarão na escola, as crianças têm dificuldades de lidar com a fase de transição entre as férias e o início do ano. As férias são, normalmente, um período em que as crianças fazem uma pausa não somente das aulas, mas também de responsabilidades e rotina, e esse é o principal fator para que a mudança seja tão sentida. Recuperar todas as responsabilidades da rotina pode ser traumático.

 

Os pais devem estar atentos ao comportamento dos discentes para que o sentimento de ansiedade e estresse não prejudique o início do ano letivo e, principalmente, o rendimento e a capacidade de sociabilização das crianças e adolescentes.

 

 

Ansiedade e os pais

 

 

Existem algumas medidas que os pais podem tomar para amenizar o período de transição de volta às aulas. A primeira delas é estar sempre atentos ao comportamento das crianças. Quando a data de volta às aulas começa a se aproximar, os sinais da ansiedade podem começar a aparecer. Além disso, os pais podem organizar as férias das crianças, para que não fiquem totalmente livres de responsabilidades e tarefas. Envolver as crianças nos afazeres da casa e aplicar atividades leves para relembrar o conteúdo aprendido pode ajudar a criança a não se desligar totalmente da realidade da escola.

 

É importante também pensar nos horários da criança durante as férias. O cronograma da escola é regrado e sempre há um tempo certo para cada atividade, ao passo que, em casa, durante as férias, as crianças não têm a mesma disciplina de horários. Para que não haja uma quebra de rotina, os pais podem inserir um cronograma de horários mais regrados ao final das férias. Acordar a criança mais cedo e ter horário certo para ir dormir ajuda a estabelecer a nova rotina no organismo da criança.

 

Participação dos professores

 

 

Os professores têm papel importante na adaptação de volta às aulas. São os professores que observam, na prática, o comportamento dos alunos. A maneira como os professores lidam com esse período é importante para restabelecer o equilíbrio da nova rotina. É preciso estar atento, e existem ainda algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar o clima em sala de aula.

 

Atividades recreativas, para quebrar o gelo entre os alunos, ajudam a criar um senso de equipe entre eles, para que saibam que não estão sozinhos, ou sem amparo. As atividades de quebra-gelo fazem com que a sociabilização dos alunos seja feita de maneira leve e efetiva, uma vez que, para realizar atividades dinâmicas, é necessária a interação direta dos alunos.

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES