O ano de 2019 foi marcado por muitas discussões acerca da nova Base Nacional Comum Curricular. Professores, Coordenadores, Diretores e Gestores se reuniram durante todo o ano para discutir o tema, trocar informações, ideias, dúvidas e receios sobre a sua implementação, sobre o que mudará e, principalmente, sobre como usar a BNCC como ferramenta norteadora na adequação dos novos currículos.

 

 

Todas as disciplinas serão norteadas pela Base Nacional Comum Curricular, e com a Educação Física escolar não será diferente. Reunimos dados e informações sobre o panorama da Educação Física escolar e a BNCC e preparamos uma série de textos sobre o tema, para que possamos ampliar esse diálogo. Na primeira etapa da série, vamos falar sobre o conceito da Base Nacional Comum Curricular.

 

Conceito da Base Nacional Comum Curricular

 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destina-se a todas as redes de ensino nacionais, o que inclui escolas públicas e privadas do ensino básico. Esse documento, hoje, é uma referência indispensável para a elaboração dos currículos escolares, com o fim de orientar a educação infantil e também o ensino fundamental e médio, em todo o território brasileiro.


Embora os profissionais da educação já estivessem trabalhando há tempos nesse projeto, foi só em 2017 que o Ministério da Educação entregou a versão final do mesmo ao Conselho Nacional de Educação, sendo a BNCC homologada no ano seguinte (2018).
Na BNCC, todas as disciplinas foram contempladas, inclusive a Educação Física ganhou destaque: a importância da saúde e da cultura corporal do movimento são dois temas centrais de grande relevância.

 

Nas próximas etapas:

 

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