Na segunda etapa da série, vamos começar a falar sobre algumas das principais mudanças que acontecerão com a nova Base Nacional Comum Curricular.

 

 

Algumas mudanças

 

Agora, é indispensável que as crianças estejam alfabetizadas até o segundo ano do ensino fundamental. No ensino de Língua Estrangeira, o inglês – sendo que antes cada colégio podia escolher o idioma – passou a ser obrigatório.

 

Já no ensino de História, todo o conteúdo deve ser organizado cronologicamente, tendo como objetivo principal a comunicação entre o presente e o passado. O Ensino Religioso, que antes era obrigatório, agora é facultativo, visando o respeito à liberdade de crença. No ensino de Matemática, agora, o foco está mais na resolução de problemas práticos do que em técnicas e regras.

 

E a Educação Física, tão importante para a saúde, o autoconhecimento e para a convivência, não poderia ser deixada de lado: hoje pertence à área de linguagens, junto com Língua Portuguesa, Artes e Língua Inglesa. Esta mudança traz para dentro do currículo da Educação Física uma série de classificações das práticas corporais, baseadas na praxiologia motriz de Pierre de Parleba, e com profunda valorização de brincadeiras, jogos, etc., para que o estudante tenha maior participação e protagonismo durante seu percurso formativo.

 

 

 

Na última etapa:

 

* O porquê das mudanças

 

 

 

Para ler o texto final da Base Nacional Comum Curricular na íntegra:

 

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