5 formas de participar mais da vida escolar de seu filho

vida escolar dos filhos
Participar da vida escolar do seu filho(a) é saber o que ele(a) está vivendo

Participar da vida escolar do seu filho(a) é saber o que ele(a) está vivendoOs professores que o digam: tudo muda quando os pais participam da vida escolar de seus filhos. A escola costuma ser o centro da vida de uma criança: é onde ela passa grande parte do dia, onde estão os amigos, é  onde ela aprende, realiza e dedica seus esforços.  Participar da vida escolar é participar da vida do seu filho e saber o que ele está vivendo.

A presença da família na escola faz com que a criança se sinta valorizada e contribui para o seu desempenho. Quando os pais dão importância para a escola, a criança se dedica, percebendo que os adultos se importam com o que ela está fazendo.

Conheça os professores

 

1 – Conheça os professores

Se apresente aos professores no início do ano, assim você saberá com quem está o seu filho diariamente, e ele se sentirá mais seguro para interagir melhor com o professor. É o momento também de tirar todas as suas dúvidas sobre como vai ser o ano letivo. Mostre que você admira o professor, assim o seu filho fará o mesmo.

 

 

Participe das reuniões
2 – Participe das reuniões

É a melhor maneira de conhecer as outras famílias e interagir com a escola. Você entenderá melhor o que o seu filho conta ao chegar da escola. São nessas reuniões que você descobre como pode ajudar, aprende com os demais, e assim todos participam das melhorias para a escola e para a educação do seu filho.

 

 

3 – Ajude com as dificuldadesAjude com as dificuldades

Eventualmente o seu filho pode  sentir frustrado ou irritado por não conseguir entender alguma lição. Fazê-lo entender que a escola tem esse papel de tirar o aluno da zona de conforto pode fazer com que a criança aceite o desafio. Para aprender algo novo, há que se aventurar pelo desconhecido. Você pode ajudar nesse processo de várias maneiras, como por exemplo, transformando a leitura em uma atividade divertida. E (muito importante) valorize os esforços do seu filho.

 

Diálogo
4 – Diálogo

Conversas abertas são muito importantes para a relação entre pais e filhos, e para que você possa conhecer a vida escolar de seus pequenos. Incentive o seu filho a contar como foi o seu dia na escola e procure fazer desse um momento descontraído para que ele fique totalmente à vontade. Se o papo estiver fluindo bem, peça a ele que ensine algo que aprendeu. Isso fixa o conteúdo.

 

 

5 – Curta o momentoCurta o momento

Seja na hora de descontrair, brincar, ou quando o assunto for mais sério, esteja presente de verdade. Não esteja fazendo mil coisas ao mesmo tempo. É melhor  passar algum tempo de qualidade com a criança do que ficar horas ao lado sem interagir. Ademais, aproveite os momentos! Valorize o trabalho do seu filho, vá a exposições, apresentações e festas.

 

 


 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares. Conheça os planos de franquia e os modelos para escolas públicas.

>>> Tire suas dúvidas: entre em contato conosco clicando aqui.<<<

 

 

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES