Na visão dos educadores da Escola Nova, desde Cecília Meireles, Aluísio Azevedo, Florestan Fernandes, Anísio Teixeira e tantos outros, a escola bancária e conteudista já deveria ter sido suplantada há mais de meio século. Esse modelo de escola já demonstra estar saturado desde tempos atrás. Então, que Escola queremos?
Dez meses se passaram desde o início da pandemia no país e o fechamento das escolas. Em nosso texto anterior, aqui neste blog, identificamos os efeitos agudos da COVID-19 na educação, principalmente em relação à Educação Física escolar. Nesses efeitos estavam o escancarar da desigualdade […]
Desenvolver uma metodologia de ensino é tarefa árdua, tarefa que não se termina. Há pouco mais de 15 anos, estávamos iniciando o trabalho com este método de ensino, aplicado ao Tênis nas escolas, junto ao embrionário projeto que ficou conhecido como Tênis Júnior nas Escolas, […]
Ao finalizar o mês de novembro, estaremos completando oito meses de pandemia e aulas remotas nas escolas brasileiras. Devido às medidas sanitárias e um grande esforço coletivo, algumas cidades começaram a diminuir o número de casos, e a cogitar um possível retorno às aulas presenciais. […]
Minha principal contribuição após 24 anos no Sesc Nacional foi o projeto Aples (Atividades Psicomotoras, Lúdicas e Esportivas), uma proposta de ensino esportivo para crianças, baseada na psicomotricidade. Sob minha responsabilidade técnica e acadêmica foram implantados a filosofia e os princípios técnico-pedagógicos em praticamente todo […]
No dia 1º de setembro comemoramos o dia do Profissional de Educação Física. A data sela a regulamentação da ocupação laboral dos Profissionais de Educação Física, e também da criação dos conselhos federal e regionais de Educação Física, através da Lei nº 9.696/98. Segundo […]
O título deste texto é provocativo. Ele não ignora o fato de que ainda estamos lidando com uma grave crise sanitária no combate à COVID-19, tampouco visa fazer terrorismo ou se tornar uma nova teoria apocalíptica. Milhares de pessoas morreram em virtude desta pandemia no […]
Nesta metade de 2020, o Brasil está lidando com duas crises ao mesmo tempo, que tornam difíceis as decisões a serem tomadas pela sociedade, pois a decisão sobre uma crise afeta a outra. São elas: a crise sanitária, devido à COVID19, e a crise econômica, […]
Formado em 1972, tive o privilégio de trabalhar na área da Educação Física, tanto em escolas como em clubes esportivos, por mais de 50 anos. Sei muito bem o que essa disciplina ofereceu de influências positivas aos nossos alunos. Professor Benhur Rosado Sperotto – Com mais de quatro décadas de carreira como educador físico, foi condecorado com o Título Emérito da Confederação Brasileira de Voleibol, em 2011. Disputou 15 Campeonatos Brasileiros e Ligas Nacionais. A participação em eventos internacionais iniciou nas Olimpíadas de Montreal, em 1976. Foi campeão sul-americano em Caracas, Lisboa e Buenos Aires. Como auxiliar técnico da Seleção Brasileira, disputou campeonatos em países como Iugoslávia, Estados Unidos e Japão.
A pandemia causada pelo novo coronavírus serviu para escancarar a desigualdade no país. E os problemas gerados por essa desigualdade são os desafios que a educação está enfrentando neste momento. A falta de acesso à internet e a dispositivos eletrônicos para visualizar as aulas, a […]