5 vantagens dos esportes coletivos

Vantagens dos esportes coletivosInteragir faz bem!

 

A conciliação entre esporte e interação social pode ser a receita certa pra você se mexer. Além de beneficiar a saúde, os esportes coletivos costumam ser mais atrativos para quem procura a atividade física ideal.

Confira:

DIVERSÃO GARANTIDAEsportes coletivos: diversão garantina

Para algumas pessoas, jogar basquete com a turma, por exemplo, é mais estimulante do que ir à academia ou dar uma caminhada sozinho. Isso porque quem pratica algum esporte coletivo ou atividade coletiva acaba descobrindo uma válvula de escape, e além de se exercitar, também se diverte, incorpora o espírito de equipe e geralmente acaba dando boas risadas.

É só perguntar pra galera do futebol, do vôlei, do basquete, e ouça o que eles têm pra dizer. Ou melhor, experimente e comprove!

 

>>>Leia também: 4 coisas que provam que a Educação Física na escola não é mais como antigamente

SAÚDEEsportes coletivos: saúde

O que mais os esportes coletivos podem fazer pela sua saúde além de melhorar o condicionamento físico, fortalecer a musculatura, aumentar sua flexibilidade e coordenação motora? – Melhorar a qualidade de vida!

Ao interagir com outras pessoas praticando um esporte, sorrindo, se esforçando em prol do time e sentindo-se parte dele, você está aumentado os níveis de dopamina e de serotonina, hormônios que influenciam diretamente no humor e na sensação de bem estar.

 

Esportes coletivos: trabalho em equipeTRABALHO EM EQUIPE

Nos jogos coletivos, um jogador talentoso não é suficiente, é necessário um time coeso. Mesmo uma equipe com qualidade técnica superior não é garantia de sucesso se os jogadores não atuarem em conjunto.

Saber trabalhar em grupo é uma qualidade importante para qualquer pessoa hoje em dia. Quando um grupo de pessoas tem objetivos em comum, a melhor maneira de alcançar o êxito é trabalhando em equipe, não centralizando as decisões, com ajuda mútua e troca de experiências.

>>>Leia também: Como incentivar as crianças a terem hábitos saudáveis

 

ORGANIZAÇÃO

Qual a melhor forma de montar as equipes? E como organizar um campeonato? E como entrosar um time? Ao envolver várias pessoas em um objetivo, a organização faz a diferença, e os jogos coletivos proporcionam esse diferencial. É necessário organizar esquemas, regras, táticas, o time etc., ótimos exercícios para desenvolver o senso de organização, especialmente para a criançada.

 

>>>Leia também: 5 “ajustes” para vencer a preguiça que qualquer preguiçoso pode fazer

organizacao coletiva1CONVÍVIO SOCIAL

A prática de esportes coletivos depende da interação entre os alunos e proporciona um convívio social saudável. Cada participante cumpre uma função específica dentro do time e todos se ajudam em prol da harmonia do grupo. Assim, relações de confiança e incentivo são construídas. As amizades inevitavelmente vão surgindo.

 

 

[e-book] Plano de aula de Hóquei para alunos do 6º ano.

 

 


 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares. Conheça os planos de franquia e os modelos para escolas públicas.

>>> Tire suas dúvidas: entre em contato conosco clicando aqui.<<<

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES