A palavra empolga, o exemplo ensina: 3 dicas para os pais darem o exemplo aos filhos

exemplo aos filhosAlgumas atitudes simples podem fazer a diferença

incentivar-criancas
 
 
Só falar não adianta, sabemos que as crianças tendem a imitar o comportamento dos adultos responsáveis. Os pais transmitem hábitos que as crianças incorporam naturalmente. A melhor maneira de incentivar é dar o exemplo. Confira algumas situações-chave em que dar o exemplo é essencial:
 
 

Participar da vida escolarParticipar da vida escolar

A escola costuma ser o centro da vida de uma criança: é onde ela passa grande parte do dia, onde estão os amigos, é  onde ela aprende, realiza e dedica seus esforços.  Participar da vida escolar é participar da vida do seu filho e saber o que ele está vivendo. A presença da família na escola faz com que a criança se sinta valorizada e contribui para o seu desempenho. Quando os pais dão importância para a escola, a criança se dedica, percebendo que os adultos se importam com o que ela está fazendo.
 
Por isso, conheça os professores, demonstre interesse perguntando o que seu filho(a) fez na escola, participe das reuniões, ajude com as dificuldades. O diálogo é muito importante. Curta o momento. Faz toda diferença se a criança perceber que você gosta do ambiente escolar.
 

Vida saudávelVida saudável

Se você é pai, mãe, professor ou responsável por uma criança, dê o exemplo, comece por você mesmo e proponha alguma atividade que vocês possam fazer juntos! Quando a família pratica atividades físicas, as chances dos pequenos terem uma vida ativa é muito maior, e guardar esses conceitos nas memórias cerebral e muscular desde cedo certamente vai fazer diferença mais tarde.
 
Algumas atitudes simples podem fazer a diferença na qualidade de vida: além de cuidar da alimentação e praticar atividades físicas, que são ótimos exemplos, no dia a dia você pode optar por usar a escada ao invés do elevador e fazer pequenos trajetos a pé. 
 

ÉticaÉtica

Ética se transmite. Não minta para seu filho(a), não faça promessas que não possa cumprir. Quantas pessoas, quando toca o telefone, dizem para o filho: “Fala que eu não estou”? A ética parece ser tratada por muitos como algo que vale para os outros e não para si mesmos.
 
Pequenas atitudes são absorvidas pelas crianças. Trapacear em algum jogo ou brincadeira, aquela pequena infração de trânsito que “ninguém vai ver”, aquele troco que veio a mais e você deixou por isso. Se você pode, a criança entende que também pode. Dê o exemplo certo.

 

 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares. Conheça os planos de franquia e os modelos para escolas públicas.

>>> Tire suas dúvidas: entre em contato conosco clicando aqui.

 

 

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES