Associação Desportiva de Voleibol recebe o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte – 2019

Na noite da última segunda-feira, 2 de dezembro, aconteceu o Prêmio de Excelência Esportiva, realizado pela Fundação Catarinense do Esporte (Fesporte), no teatro Pedro Ivo, em Florianópolis/SC. O prêmio agracia desportistas, entidades e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do esporte em Santa Catarina.

Um dos prêmios da solenidade é o Troféu Guga Kuerten de Excelência no Esporte, em parceria com o Instituto Guga Kuerten, criado em 2008 com o objetivo de homenagear equipes, entidades e atletas catarinenses que, ao longo do ano, se destacaram na cena esportiva. As premiações têm 16 categorias.

Reconhecimento

A Associação Desportiva de Voleibol (ADV) foi escolhida e premiada com o Troféu Guga Kuerten de Excelência no Esporte na categoria de melhor entidade esportiva de 2019, pelos seus resultados em quadra e pelo projeto social Evoluir, e também por sua atenção voltada ao esporte de rendimento e à comunidade.

Nas quadras, a ADV obteve resultados expressivos em diversas categorias, além de vencer os Joguinhos Abertos de Santa Catarina nas categorias feminina e masculina, feito inédito na cidade de Jaraguá do Sul, sede da ADV.

Fora das quadras, o Projeto Evoluir atende 1.450 crianças por mês, em 14 polos de voleibol, oportunizando a prática gratuita do voleibol no contraturno escolar, para crianças de 8 a 15 anos.

“Esse é o reconhecimento de um trabalho realizado desde 2001 com muitas parcerias, incluindo a Guarani Sport, pelo desenvolvimento do Projeto Evoluir. O projeto tem como objetivos dar oportunidades e educação através do esporte e do vôlei nas escolas públicas de Jaraguá do Sul”, declarou o professor Benhur Sperotto em conversa com nossa equipe da Guarani Sport.

Histórico

A Associação Desportiva de Voleibol (ADV) foi fundada no ano de 2000 para realizar a gestão do voleibol no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. No mesmo ano, a ADV fundou o Projeto Evoluir, idealizado pelo professor Benhur Sperotto. Em 2020, a ADV e o Projeto Evoluir completam 20 anos de existência. Ao longo dessas duas décadas, atendeu aproximadamente 15.550 crianças, obtendo inúmeros resultados expressivos no esporte de rendimento e revelando atletas que hoje jogam voleibol profissionalmente e que também já defenderam nossa seleção brasileira.

Parceria

Professor Benhur Sperotto (esq.) e Professor Marcão (dir), nas gravações das videoaulas do Projeto Vôlei Júnior. – Acervo Guarani Sport. 

Por intermédio de uma parceria entre a ADV e a Guarani Sport, surgiu o Projeto Vôlei Júnior, que hoje faz parte do Programa Cultivar. O Projeto Vôlei Júnior foi criado após três anos de pesquisa, em que toda a metodologia e materiais esportivos foram desenvolvidos pela Guarani Sport, sendo testados e aprovados por todos os professores do Projeto Evoluir, como os professores Benhur Sperotto e Marcos Antônio Fari Júnior. Essa parceria viabilizou o Projeto Vôlei Júnior, que nasceu dentro da escola. A essência desse aprendizado foi levada às demais modalidades que hoje compõem o Programa Cultivar.

Atualmente, o professor Marcos Antônio Fari Júnior (o professor Marcão), presidente da ADV, é também autor do Projeto Vôlei Júnior e coautor das demais modalidades, além de coordenador pedagógico do Programa Cultivar. Segundo ele, “Receber um prêmio como este é uma homenagem muito grande do governo do estado, em reconhecimento a todo o trabalho que nossos profissionais de Educação Física, técnicos, dirigentes, atletas e seus familiares fazem pelo esporte educacional. O Projeto Evoluir foi muito importante na minha formação profissional, e um excelente laboratório que a gente teve para poder desenvolver todos os nossos projetos educacionais. O Projeto Vôlei Júnior fez parte da história da ADV, e vice-versa.” No ano de 2020, a Guarani Sport será uma das empresas homenageadas nas comemorações do Projeto Evoluir, devido a toda sua contribuição com o projeto nestes 10 anos de parceria entre Guarani e ADV.