Atividade física e Meio Ambiente: 4 maneiras de gastar a energia certa

Atividade física e Meio Ambiente: 4 maneiras de gastar a energia certaVocê pode usar a energia do seu arroz com feijão pra fazer muita coisa

A questão da energia é um ponto central no debate pela saúde do planeta: economizar é palavra de ordem há tempos. Já para a saúde do nosso corpo a questão é diferente: gastar energia faz muito bem, obrigado! No seu dia a dia, você desempenha várias atividades que demandam energia, mas não precisa de combustíveis fósseis ou energia elétrica para TUDO o que vai fazer. Você pode usar a energia do seu arroz com feijão pra fazer muita coisa!

Pensando nessa relação, o Programa Cultivar lista aqui 4 maneiras de gastar a energia certa em prol do meio ambiente e da saúde.

 

Gastando a energia certa: menos gasolina e mais calorias

Queimando menos gasolina e mais calorias

Ao deixar o carro em casa para ir ao trabalho, escola ou faculdade, existem algumas opções: usar o transporte coletivo, pegar a bike ou organizar um esquema de caronas. Em todos os casos, tanto você quanto o planeta saem ganhando.

Indo de bike, você vai descobrir os benefícios de movimentar o corpo diariamente: ao invés de queimar gasolina você vai queimar calorias. Vai passar a perceber a sua cidade de uma maneira mais agradável (e com mais serotonina), e tudo isso sem poluir o meio ambiente, sem fazer barulho e sem trancar nem ficar trancado no trânsito. Ah, o bolso também agradece, já que você economiza com combustível. É mais saúde pra você e para o planeta.

 

Gastando a energia certa: Caminhando no dia a diaCaminhando no dia a dia

Você não precisa do carro para ir à padaria. Caminhar faz bem para os pulmões, a circulação e o cérebro, ou seja, alguns quarteirões e alguns minutinhos só vão lhe fazer bem e o meio ambiente agradece.

Se você usa o transporte coletivo, uma boa ideia é descer alguns pontos antes do seu destino e caminhar um pouquinho. Vá conhecer as redondezas e fazer seu dia mais agradável. É como disse Eduardo Galeano: “Muita gente pequena, em pequenos lugares, fazendo coisas pequenas podem transformar o mundo”.

 

Brincadeiras versus video gamesBrincadeiras versus video games

Jogos virtuais podem ser ótimas ferramentas educativas ou de lazer. Existe um vasto mundo de games de todos os tipos, simuladores, jogos de estratégia etc., que podem contribuir de muitas maneiras para o aprendizado e desenvolvimento de habilidades cognitivas.

No entanto, os games não substituem uma boa atividade física. Sempre que puder, promova passeios ao ar livre, brincadeiras no parque, na praia, no sítio… Além de melhorar a coordenação motora, a força e o equilíbrio, as atividades outdoor proporcionam uma grande sensação de bem-estar e diminuição da ansiedade. Você economiza eletricidade e gasta a energia certa.

 

Escada versus elevadorEscada versus elevador

Em vez de esperar o elevador, vá pela escada! Esse tipo de prática pode parecer simples de mais, mas faz diferença. E a escada rolante, que coisa mais preguiçosa que uma escada rolante? Subir escadas, além de fortalecer as pernas e evitar dores nas costas, pode melhorar o sistema circulatório. O meio ambiente também agradece!

 

 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares. Conheça os planos de franquia e os modelos para escolas públicas.

>>> Tire suas dúvidas: entre em contato conosco clicando aqui.

 

 

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES