Capacitação e Formação de Professores e Profissionais de Educação Física

 

A Guarani Sport que, através do Programa Cultivar, tem expertise de quase 20 anos na formação de professores, capacitando mais de 15 mil profissionais nos Estados de Santa Catarina, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Maranhão. Nossas formações já atenderam a Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Esporte (FESPORTE), o Serviço Nacional da Indústria (SESI) do estado de São Paulo e Santa Catarina, e cerca de 10 Diretórios Regionais do SESC, no território nacional, além de diversas Prefeituras Municipais do nosso país.

 

 

 

 

Missão da Capacitação

Nossa missão é potencializar o trabalho do profissional de Educação Física e pedagogos, conectar os professores aproveitando as diferentes experiências docentes na promoção de atividades físicas de qualidade, para que a pedagogia valorize o movimento, e formar professores com o objetivo de despertar o gosto pelo esporte nas crianças.

 

Utilizamos abordagens dinâmicas e alinhadas aos conceitos de Escola Ativa preconizada pela Organização das Nações Unidas (ONU, 2017). Durante as capacitações realizadas para o Governo do Estado de Santa Catarina, e centenas de municípios catarinenses, detectamoss a necessidade de continuar as formações com os professores, devido a diversos fatores, desde a diferença na formação inicial e o tempo que elas foram realizadas, à diversidade de funções e eventuais rodízios entre os profissionais, etc. Este subsídio é importante para gestores, diretores e professores em relação ao conhecimento da estrutura, conteúdos e metodologia de nossas formações, facilitando a compreensão, organização e realização desses encontros.

 

 

 

 

A importância da Capacitação de Professores de Educação Física

Destacamos a importância da realização das formações de professores, pois o resultado destas formações não impactam apenas o cotidiano do professor. Elas impactam também as crianças e adolescentes que participam dos programas esportivos e de aulas com metodologias ativas, os pais e a comunidade em geral.

 

Partindo-se do pensamento de Nóvoa (1992), toda formação é importante para que, em primeiro lugar, os profissionais de Educação Física tenham a oportunidade de se reunir, refletir sobre os desafios presentes no ato educativo, para em seguida, compartilhar experiências e elaborar propostas concretas para suas ações docentes.

 

Além disso, nas formações apresentamos diversas estratégias para que os profissionais atualizem seus conhecimentos, otimizando o seu tempo, seu espaço, seus recursos materiais para atingir o maior número de crianças o possível, bem como um pool de atividades para enriquecer as aulas e os programas de iniciação esportiva. Essas estratégias são importantes para que os profissionais possam experimentar durante a prática como podemos atender todos os alunos durante as aulas, de forma inclusiva, e assegurando uma boa utilização dos diversos recursos a serem utilizado pela escola ou instituição.

 

 

 

Saiba mais sobre as Capacitações