Como incentivar as crianças a terem hábitos saudáveis

Como incentivar as crianças a terem hábitos saudáveisSaiba como incentivar o seu filho(a) para que ele(a) não seja sedentário(a)

 

Atividades físicas com criançasSe você pratica menos de 150 minutos de atividade física por semana, você é considerada uma pessoa inativa pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso equivale a meia hora de atividade, 5 vezes por semana. Para crianças e jovens entre 6 e 17 anos é diferente: se não fizerem 300 minutos de atividade física (uma hora, 5 vezes por semana), são considerados inativas.

Os exercícios podem ser variados e distribuídos durante o dia. Vale caminhar, brincar, correr, subir escada etc. Para você incentivar o seu filho(a) a ter hábitos saudáveis, aqui vão algumas dicas:

 

A palavra empolga, o exemplo ensinaHábitos saudáveis com crianças

Só falar não adianta, sabemos que as crianças tendem a imitar o comportamento dos adultos responsáveis. Os pais transmitem hábitos que as crianas incorporam naturalmente. Por isso, se você é pai, mãe, professor ou responsável por uma criança, dê o exemplo, comece por você mesmo e proponha alguma atividade que vocês possam fazer juntos!

A melhor maneira de incentivar é dar o exemplo. Quando a família pratica atividades físicas, as chances dos pequenos terem uma vida ativa é muito maior, e guardar esses conceitos nas memórias cerebral e muscular desde cedo certamente vai fazer diferença mais tarde.

 

 

Hábitos saudáveis com criançasAtividades ao ar livre

Praticar atividades divertidas ao ar livre costuma despertar o interesse de crianças e jovens. Boa parte dos jovens de hoje, especialmente nas grandes cidades, passa o dia dentro de casa. Então é possível que alguns queiram ficar nessa zona de conforto, mas é só incentivar, ir junto e propor algo bem legal que rapidinho o mundo lá fora passa a ser super interessante.

Sempre que puder, promova passeios ao ar livre, brincadeiras no parque, na praia, no sítio… além de melhorar a coordenação motora, a força e o equilíbrio, as atividades outdoor proporcionam uma grande sensação de bem-estar, diminuição da ansiedade, além de várias trocas de experiências e descobertas.

 

EsportesHábitos saudáveis com crianças

Às vezes, falta aquele desafio para você ou seu filho(a) se encorajarem em uma atividade física, e nesse caso, o esporte tem muito a oferecer. Devemos encorajar as crianças a descobrirem diferentes esportes, individuais e coletivos, e você, claro, pode e deve praticar junto!

Deve-se considerar a viabilidade do esporte e a vontade da criança, e é fundamental que a criança esteja se divertindo, e não praticando por obrigação. Os benefícios são inúmeros, para a saúde física e mental. Ao praticar esportes, você previne doenças, se sente mais disposto, aprimora habilidades motoras e socioemocionais!

 

>>> Leia também: Como escolher a atividade física ideal

Hábitos saudáveis com criançasIdas ativas

Quando você, professor(a), pai, mãe, responsável, era criança, como ia para a escola? Pois é, se você mora perto da escola, que tal deixar o carro na garagem e levar os filhos para a escola a pé? Acredite, você não vai perder tempo, você vai ganhar!

Fazer alguns trechos a pé é uma grande oportunidade de, além de queimar algumas calorias e ativar a circulação, conversar com o seu filho(a), conhecer melhor o seu bairro, ensinar e aprender coisas novas.

 

[e-book] Planos de aula de Tênis para alunos do 2º ano

 

 


 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares. Conheça os planos de franquia e os modelos para escolas públicas.

>>> Tire suas dúvidas: entre em contato conosco clicando aqui.<<<

 

 

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES