No dia 30 de Janeiro comemoramos o dia nacional das Histórias em Quadrinhos. A data foi escolhida pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo, porque, no dia 30 de janeiro de 1869, foi publicada a primeira história em quadrinhos no Brasil.

A história em quadrinhos foi publicada, naquela data, pela Revista Vida Fluminense, e levou o título de “Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”.

 

 

As histórias em quadrinhos pelo mundo

Em sua evolução pelo mundo, as histórias em quadrinhos foram difundidas por revistas e jornais, criando uma linguagem própria que, com o passar dos anos, influenciou outras formas de mídia como o cinema e a televisão. O campo iconográfico recebe grande influência das tirinhas, o que demonstra sua dominância na mitologia gráfica mundial do século XX.

 

historias-em-quadrinhos-historia-em-quadrinho-waiting-for-the-gong

Copyright James Cartoons | 1918.

Nos Estados Unidos, as tirinhas surgiram nos jornais dominicais entre os anos de 1895 e 1900. Foi o alemão radicado nos Estados Unidos, Rudolph Dirks, quem criou o formato que conhecemos hoje, com balões, na história em quadrinhos intitulada “Katzenjammer Kids”.

 

 

Um legado para as crianças

De lá para cá, muita coisa mudou: as histórias em quadrinhos perpassaram guerras, a queda do Muro de Berlin e outros muitos acontecimentos históricos, trazendo sempre uma ideia crítica, política e idílica sobre o mundo e a realidade. Hoje elas são uma parte importante do ambiente lúdico da literatura infantojuvenil. E, muitas vezes, são a porta de entrada da criança no mundo da leitura. Essa contribuição é extremamente valiosa, e um dos motivos para valorizarmos ainda mais esse estilo de leitura.

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES