O que a sua escola pode fazer pela inclusão na educação e no esporte?

O que a sua escola pode fazer pela inclusão na educação e no esporte?O Programa Cultivar prova que é possível atender à exigência do Estatuto da Pessoa com Deficiência

 

alunos com necessidades especiaisNo início de 2016, as escolas do ensino fundamental e médio do Brasil tiveram uma notícia muito positiva para os alunos com necessidades especiais. Em janeiro do ano passado, entrou em vigor o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que assegura às pessoas com necessidades especiais o direito de ter acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, para o desenvolvimento de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais.

O Programa Cultivar é um sistema de ensino de Educação Física, e tem como objetivo equipar escolas públicas e privadas com ferramentas didáticas e pedagógicas inclusivas para o ensino e a aprendizagem do esporte educacional. Veja como o Programa possibilita mais inclusão na educação e no esporte:

 

Materiais práticos adequadosMateriais adaptáveis

O Programa conta ao todo com 8 modalidades esportivas: tênis, basquete, vôlei, hóquei, badminton, atletismo, futebol e xadrez. Para se adequarem a estudantes de diferentes séries e com diferentes habilidades, os materiais utilizados em aula são adaptáveis. Um exemplo são cestas de basquete e redes de vôlei e tênis que possuem regulagem de altura. Dessa forma, elas podem ser ajustadas para que alunos cadeirantes possam alcançá-las e jogar a partida. Outro exemplo são as bolas de minitênis com baixa pressão, que se deslocam em uma velocidade reduzida, ideais para serem trabalhadas com estudantes com dificuldades de locomoção.

 

Material didáticoMaterial didático

O material didático inclui livros com as metodologias das modalidades esportivas contempladas, planos de aula e videoaulas para professores, livros ilustrados que contam a história e os fundamentos dos esportes, e o gibi Turma do Júnior. O material aborda temas transversais de forma lúdica e inclusiva. 

 

 

MetodologiaMetodologia de ensino

Desenvolvendo os aspectos físico, intelectual, social e emocional do aluno, o Programa usa uma metodologia própria, idealizada para permitir que se trabalhe com até 40 alunos ao mesmo tempo, respeitando as necessidades de cada um. Os professores recebem capacitação, além dos materiais didáticos e práticos.

Desenvolvimento cognitivo online

 

 

Online

Na internet, o Programa oferece aos alunos e professores, books e game e-books voltados ao desenvolvimento cognitivo e aprendizado da cultura esportiva. Além disso, oferece um software de avaliação física com o qual é possível acompanhar o desenvolvimento do aluno.

 

 

Em desenvolvimentoTtabuleiros de xadrez com linguagem em Braille

O Programa Cultivar não para. Estão sendo desenvolvidas bolas de espuma com guizo para pessoas cegas ou com dificuldades visuais, além de tabuleiros de xadrez com linguagem em Braille, pensados não apenas para crianças com deficiência, mas também para garantir mais segurança e conforto para todos os alunos.

 

[e-book] Plano de aula de Volei para alunos do 5º ano

 

 


 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares. Conheça os planos de franquia e os modelos para escolas públicas.

>>> Tire suas dúvidas: entre em contato conosco clicando aqui.<<<

 

 

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES