Sou diretor escolar e quero melhorar a qualidade da minha escola

Sou diretor escolar e quero melhorar a qualidade da minha escola

O desafio de gerir a complexidade de uma escola

 

Os desafios do diretor escolarVocê é aquela pessoa que pensa em tudo. Atende aluno(a), atende professor(a), pai e mãe de aluno, secretaria de educação, tem que pensar nas demandas, no melhor uso dos recursos, cumprir os aspectos legais e ficar atento às novas tecnologias. Enfim, você é o responsável por gerir esse conjunto complexo de elementos e atores que constroem a educação todos os dias na escola

Se você é diretor escolar, então sabe como é lidar com tantos desafios e ter que apresentar resultados positivos. Pensando nisso, o Programa Cultivar lista agora algumas dicas para melhorar a qualidade da escola e atender a essa demanda tão ampla!

 

Valorizar os Professores

Valorizar os Professores

São os seus melhores amigos. Eles estão em contato mais direto com os alunos e com os pais dos alunos. O Professor(a) é um facilitador da aprendizagem, parceiro e autor no processo de ensino/aprendizagem, e é por isso que devemos valorizar esse profissional da melhor maneira possível e investir sempre em sua capacitação.

Bons professores são tão legais que viram ídolos e podem colocar a escola no topo do ranking das escolas mais desejadas. Profissionais valorizados e bem capacitados farão toda a diferença.

 

Investir no ContraturnoInvestir no Contraturno

Usar o contraturno para atividades físicas e lúdicas sempre foi uma alternativa interessante para preencher de forma saudável as horas extras da garotada. É importante garantir que o estudante participe efetivamente das atividades, reforçando sua autoestima e a socialização com os colegas. A escola que oferece boa programação no contraturno mostra que está bem estruturada. É um diferencial. As atividades vão desde recreação e atividades físicas até arte, cultura e aulas de reforço. Oferecer um contraturno bem estruturado  dá tranquilidade para os pais e melhora o desempenho dos alunos nas disciplinas curriculares.

 

De olho na Educação FísicaDe olho na Educação Física

Quando a escola dá atenção à Educação Física, muito provavelmente as outras disciplinas estarão bem. E não é só porque a atividade física aprimora as habilidades cognitivas não. Ao longo de 13 anos de atuação na área da Educação e em contato direto com as escolas, nós do Programa Cultivar observamos que quase sempre (não é regra) a Educação Física é a última disciplina na escala de prioridades das escolas.

Existem vários sistemas de ensino para quase todas as matérias nas escolas: Matemática, Geografia, Ciências… com metodologia, material didático etc. Mas, e como fica a Educação Física? Se a escola já pensou nisso, é muito provável que haja boa vontade e competência por parte da direção. Trata-se da atenção que se dá para a disciplina de Educação Física.

Inclusão além do discurso

 

Inclusão além do discurso

Em janeiro, entrou em vigor o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que assegura às pessoas com necessidades especiais o direito de ter acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, para o desenvolvimento de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais. Por isso, é imprescindível que as escolas estejam preparadas com os materiais adequados para dar esse importante passo. A inclusão faz bem a toda a sociedade.

 

Tecnologia como aliadaTecnologia como aliada

Vivemos uma era tecnológica, não se pode negar, e a criançada adora um game, um aplicativo, um recurso online. Usar isso em prol da educação é uma jogada de sucesso com certeza, e as escolas devem se valer disso. Incluir o uso de novas tecnologias na escola estimula alunos e professores e democratiza o acesso à informação.

Canal no Youtube, fotos no Instagram, posts no blog e no Facebook são exemplos de trabalhos que a garotada adora fazer! É um mundo de possibilidades que pode ser explorado nas aulas!

 

 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares. Conheça os planos de franquia e os modelos para escolas públicas.

>>> Tire suas dúvidas: entre em contato conosco clicando aqui.

 

 

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES