Quem tem filhos pequenos em idade escolar sabe como é: durante as férias todos querem brincar e se divertir com muita energia e disposição. Mas, e quando chove?!
Para a criançada gastar toda essa energia dentro de casa, só os jogos virtuais não bastam. Então é hora de se divertir offline! O Programa Cultivar dá 5 dicas de brincadeiras para fazer em casa. Acompanhe:
Pegue algumas revistas velhas e peça para seu filho recortar as figuras que ele mais gosta. Com esses recortes, podemos fazer algumas brincadeiras. Você pode, por exemplo, pegar uma figura e cortar parte da imagem, colar em um papel em branco e pedir para ele completar a imagem fazendo o desenho do que falta. Isso vale para paisagens, objetos, pessoas.
Outra forma de brincar com revistas velhas é separar olhos, bocas, narizes etc., e montar rostos malucos! Dá para desenhar o contorno do rosto e preencher com os recortes.
Essa é bem divertida! Aguça a audição, concentração, oralidade e memória. O primeiro da fila cochicha uma frase no ouvido do amigo mais próximo. Este repete o que ouviu para o seguinte, e assim por diante. O último diz em voz alta o que entendeu. A graça é que geralmente fica diferente daquilo que o primeiro falou.
Mesmo as crianças bem pequetitas, a partir das observações que fazem durante passeios ao ar livre, conseguem imitar bichos. Aproveite essa habilidade para brincar de mímica! A brincadeira garante boas risadas.
Prepare papel e caneta para todos! Cada participante deve ter uma folha de papel com uma tabela. Cada coluna será uma categoria, por exemplo: nome, lugar, esporte, animal, cor, fruta, filme etc.
Um dos jogadores diz “A” em voz alta e vai contando mentalmente todo o abecedário. Outro jogador tem a tarefa de dizer “STOP!” a qualquer momento. Ao parar o abecedário em determinada letra, todos devem preencher uma linha da tabela com palavras que comecem com aquela letra. O primeiro que terminar diz “STOP!”.
É hora de conferir o resultado: respostas únicas valem 10 pontos; palavras repetidas valem 5 pontos. Anote a pontuação e comece outra rodada!
Cuidar das plantas pode ser uma brincadeira muito legal! As crianças brincam de jardineiro cuidando das plantas, adubando, podando, atuando para que fiquem saudáveis e embelezem a casa. A brincadeira é boa e ainda ensina bons hábitos aos pequenos.
O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares.