Nesta época de pandemia, de quarentena, pessoas em casa, palavras como supressão e mitigação, etiqueta respiratória e crise fazendo parte do vocabulário das pessoas, devemos prestar um pouco de atenção às coisas boas que estão acontecendo neste período. A luta global pelo combate ao novo coronavírus marcará definitivamente os livros de história das próximas gerações, e também como enfrentamos esta crise fará parte deste legado. Este é o nosso objetivo com o presente texto, ao apresentar mudanças positivas que estão acontecendo durante esta pandemia,como uma forma de alento e motivação aos docentes.
Imagine que esta pandemia tivesse ocorrido há 20 anos. Pessoas em casa, com uma internet discada e um pacote com 15 mensagens SMS para os celulares, que deveriam ser utilizados com muito critério. Aulas sendo interrompidas, colocando em xeque todo o ano letivo. Dificuldades para conversar com familiares e pessoas distantes. Falta de informação, que poderia criar mais pânico e medo e, quem sabe, até um atraso na tomada de decisão pelas autoridades.
Mas estamos em 2020 e, apesar de toda a crise que estamos enfrentando e seus efeitos na economia, na saúde e na vida cotidiana, posteriormente, muitas coisas positivas estão acontecendo. Vale a pena destacar algumas delas:
Coronavírus: a vantagem da tecnologia em tempos de crise
– Escolas do Brasil inteiro aceleraram o uso da tecnologia e hoje professores e estudantes têm a possibilidade de utilizar aplicativos, videoconferências, programas e ferramentas para que o ano letivo não seja prejudicado. São novas mídias à disposição do professor, com novas propostas tecnológicas de ação na educação
– Estudantes estão tendo a possibilidade de conhecer a Educação Física de uma forma mais ampla. O uso de vídeos, documentários, notícias, livros, metodologias ativas e outros subsídios proporcionam que as pessoas conheçam um pouco mais da história, da cultura e da linguagem que fazem parte desta importante área do conhecimento.
– As redes sociais se mostraram ferramentas efetivas para que as pessoas pudessem se aproximar, se movimentar, brincar e jogar. Professores estão dando aulas de musicalização, expressão corporal, alongamento e atividades de condicionamento para crianças e adultos se exercitarem em casa. A aula que acontecia na escola foi para dentro das residências, para que todos enfrentem a quarentena de uma forma significativa e saudável.
– O mundo todo conheceu o impacto da Covid-19 na vida das pessoas. Além dos idosos, os grupos mais afetados são os hipertensos, cardiopatas, diabéticos e pessoas com insuficiência imunológica. E que todos esses problemas podem ser desencadeados pelo sedentarismo e a falta de atividade física. Dessa forma, a pandemia está contribuindo para que a Educação Física se fortaleça ainda mais como disciplina necessária à formação dos nossos estudantes e cidadãos.
Em momentos de crise, nos fortalecemos. Nas adversidades, nós aprendemos. Este é um momento de muita cautela, mas também de muita esperança. E a tecnologia e o mundo 4.0 foram cruciais para que pudéssemos combater com rapidez o coronavírus. Para que nos aproximássemos mais uns dos outros, mesmo que a distância. Para que as escolas e as demais instituições de ensino pudessem avançar, e para que a Educação Física mostrasse a sua relevância e suas possibilidades que transcendem os muros da escola e das academias. Que possamos sempre aprender com as crises. E, neste momento, desejamos a todos que fiquem bem, e que fiquem em casa.
Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.