A alegria é um transbordamento da felicidade. É um momento feliz, geralmente motivado por algum acontecimento ou ação positivos, que nos contagia a ponto de transbordar em forma de um sorriso ou uma risada. Para ter uma vida alegre e saudável é preciso estar satisfeito com a maneira que se vive a vida e com as escolhas que se faz a cada dia.
Se for o seu caso, muito bem, neste dia 8 de julho se comemora o Dia Mundial da Alegria e você está de parabéns. Essa satisfação é totalmente pessoal, por isso não há uma receita. Mas se você ainda não encontrou a sua e está precisando de inspiração, aqui vão algumas opções para você escolher viver a vida com alegria:
Boa alimentação é requisito indispensável para a boa saúde. E se você quer mesmo encontrar satisfação nas suas escolhas e no seu modo de vida, você certamente vai precisar de boa saúde. Evite alimentos super industrializados, com excesso de açúcar ou de sal.
Procure não ficar muito tempo sem se alimentar. Faça dos alimentos frescos a base da sua alimentação, e coma várias vezes por dia em quantidades menores. Dessa forma, você vai sentir-se bem, mais disposto e bem humorado, e consequentemente com mais saúde para viver e seguir acertando nas escolhas.
A maioria das pessoas sabe que praticar uma atividade física regularmente melhora o sono, o humor, é antiestresse e dá a sensação de bem-estar. Mas muita gente também tem dificuldade de começar a praticar. “Ah, mas eu não tenho tempo”, “Ah, mas eu não sou bom nessas coisas”, são justificativas comuns. Na verdade, você pode, por exemplo, fazer 30 minutos de caminhada (ou pedalada etc.) por dia.
Você não precisa “ser bom nisso”, e 30 minutos não vão comprometer o seu cronograma do dia, não é verdade? Talvez até faça você render mais nas demais atividades, já que vai estar mais disposto. Depois de alguns dias, o que era um sofrimento passa a ser um prazer. E aquele esporte que você adorava praticar, era superdivertido, mas parou por algum motivo? Se for para a sua felicidade, por que não praticar? O que é mais importante pra você do que você mesmo?
Parece ser tão simples, mas a maioria de nós tem dificuldade. Estamos constantemente projetando o futuro ou lembrando/remoendo o passado, e nos esquecemos de viver o agora! Há quem não consiga se concentrar nos estudos ou no trabalho, pensando no fim de semana ou no momento de lazer. Há também os que não conseguem parar um pouquinho pra relaxar ou ter um momento de lazer, pensando no trabalho ou mexendo no celular. Por fim, não se faz direito nem uma coisa nem outra.
Tenha calma. Respire, repare ao seu redor. Está no trabalho? Concentre-se, beba um copo d’água, e faça o que tem que ser feito. Vai sair pra pedalar, ler, descansar? Esteja 100% presente, aproveite o momento, uma coisa de cada vez.
Seu nome é trabalho e seu sobrenome é hora extra? Tenha um hobby ou você vai acabar infartando. É claro que você não vai deixar de cumprir suas tarefas, mas o lazer e o descanso também são importantes. Nada melhor do que cuidar de si mesmo, fazer o que gosta sem compromisso. Viajar, ler, assistir filmes. Se você não sabe mais o que é isso, está na hora de renovar os hábitos!