banco de reservaParticipar do calor do jogo e desenvolver o espírito de equipe são experiências essenciais para a criançada.

 

banco de reservas 2

 

Nos jogos profissionais, o atleta escalado para o banco de reserva é alguém preparado para entrar em uma situação de crise, e às vezes até resolver o jogo. É uma responsabilidade muito grande. Nem sempre se trata de uma simples troca ou de uma oportunidade. O jogador reserva é parte essencial da equipe, que deve sempre treinar situações de trocas para os jogos.

 

 

 

No esporte educacional, estar no banco de reservas eventualmente colabora para aprendizados importantes como paciência, espera pela oportunidade e espírito de equipe. Entretanto, ao professor cabe a responsabilidade e a sensibilidade de deixar todos participarem das competições, partilhando as emoções de estar em quadra. O professor que exclui os alunos da prática da Educação Física está prejudicando a criança.

 

 

As vezes, a criança fica no banco de reservas porque não tem muita habilidade para determinado esporte, ou porque está acima do peso, entre outros fatores que não devem servir como justificativa. Para o Educador Físico do time do Programa Cultivar, e também professor universitário, Marcos Fari Júnior, alguns professores muito competitivos pecam ao afirmar que assim é a vida, que os melhores sempre terão vantagens: “Na teoria pode parecer assertivo, mas na prática esse profissional está frustrando a criança que corre sérios riscos de nunca voltar a se interessar por esportes. O caso mais grave é criarmos adultos desinteressados por atividades físicas em geral, o que contribui para uma vida sedentária e prejudica gravemente a saúde”.

 

 

 

Mesmo em uma competição importante para a escola, o professor deve envolver todos os alunos da turma. Aquela pode ser a única oportunidade do estudante vivenciar uma experiência semelhante. “Um evento esportivo é intenso e emocionante, o Educador Físico tem de se comprometer com a formação das crianças e adolescentes. Isso é prioridade na pedagogia esportiva”, aconselha Marcos.

 

 

programa-cultivar-na-pratica-2Participar do calor do jogo e desenvolver o espírito de equipe são experiências essenciais para a criançada. Por isso é preciso equilibrar as oportunidades. A Educação Física pode contemplar a todos: com material adequado que possibilite que todos os alunos da turma joguem em aula ao mesmo tempo, com variedade de modalidades para que os alunos com diferentes habilidades possam se interessar pelo esporte. Professor motivado, alunos motivados. Escola responsável, pais satisfeitos.

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares.

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES