A presença do Profissional de Educação Física ao longo das nossas vidas

No dia 1º de setembro comemoramos o dia do Profissional de Educação Física. A data sela a regulamentação da ocupação laboral dos Profissionais de Educação Física, e também da criação dos conselhos federal e regionais de Educação Física, através da Lei nº 9.696/98.

 

Segundo o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), os Profissionais de Educação Física atuam sob as seguintes denominações: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainer, Técnico de Esportes, Treinador de Esportes, Preparador Físico-corporal, Professor de Educação Corporal, Orientador de Exercícios Corporais, Monitor de Atividades Corporais, Motricista e Cinesiólogo.

 

Apesar de a data oficial ser recente, podemos ver, sob esta perspectiva, a extensão da presença do Profissional de Educação Física em nossas vidas e, por consequência, a sua importância para o nosso desenvolvimento. São esses os profissionais que nos acolhem desde muito cedo na escola, nos apresentando o esporte e nos ensinando a construir hábitos de vida mais ativos. São eles que nos ensinam a trilhar o caminho da prática esportiva de alto desempenho, formando atletas de diversas áreas esportivas. São eles que nos acompanham quando decidimos mudar de vida e recomeçar a prática de atividades físicas. Seja nas academias, seja em estúdios funcionais, são eles que nos auxiliam quando precisamos recuperar nossa motricidade e, durante nosso trabalho, são eles que nos acompanham melhorando nossa rotina nos escritórios e cuidando de nossa muitas vezes esquecida ergonomia.

 

Através deste fio, o trabalho dos Profissionais de Educação Física ajuda a tecer a história do nosso corpo, do nosso movimento e do nosso contínuo desenvolvimento físico, emocional e social. São hábitos que nos foram ensinados, e que devemos passar também adiante, para as gerações do porvir.

 

A todos os Profissionais de Educação Física: nossa gratidão por todo trabalho, cuidado e dedicação.

 

 

 

 

 


 

 

Você também poderá gostar de ler: