O desafio da educação.“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Paulo Freire

 

Como fazer a diferença pela educação?Nós que acreditamos na educação de qualidade como instrumento de transformação, como podemos fazer a nossa parte? Na semana passada, falamos aqui sobre exemplos de países que investiram nos professores e tiveram resultados incríveis (clique para ler). Hoje, o Programa Cultivar organizou algumas dicas de como nós podemos fazer nossa parte pela educação.

Fica claro que, antes de mais nada, nos países que são exemplo na educação, como é o caso da Finlândia, Coreia do Sul e Japão, é a sociedade que valoriza o professor e, portanto, tem uma atitude muito favorável à área. Isso, é claro, não isenta o poder público da responsabilidade de promover a educação de qualidade da melhor maneira possível. Muito pelo contrário, é uma via de duas mãos: cidadãos com consciência da importância da educação, agindo de acordo com esses valores, e o Estado suprindo essas demandas. Acompanhe algumas dicas de ações simples para valorizar a educação:

 

Escola

Participando da escola.A escola não é só o lugar onde você deixa seu filho enquanto vai para o trabalho. Valorize a escola e os profissionais que nela trabalham. Faça parte dela.

1 – Procure participar das reuniões de conselho de classe, leia os comunicados, ajude os professores sempre que for possível.
2 – Se a escola oferece atividades abertas à comunidade nos finais de semana, não perca a oportunidade de participar!
3 – Compartilhe sua experiência profissional, seus talentos. Se você puder ajudar na horta ou dar uma oficina de música, por exemplo, entre em contato com a direção.

 

Aluno

Incentive o aluno.Seja você pai, mãe, professor, tio ou avó de um aluno, incentive-o. Quando os adultos têm atitudes positivas em relação ao processo de ensino/aprendizagem, a tendência é que as crianças se sintam estimuladas a participar.

4 – Você pode ajudar seu filho na organização das responsabilidades escolares, como a lição de casa. Contribuir para que ele tenha o hábito de organizar a mochila e os materiais.
5 – Interessar-se por aquilo que ele estiver aprendendo na escola, comentando, discutindo, acrescentando informações e mostrando outras fontes de informação. Elogios são muito bem vindos.
6 – Participe com seu filho de momentos prazerosos de leitura em casa.

 

Sociedade

Atue na sociedade.“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” (mais uma do) Paulo Freire

7 – Informe-se. Procure fontes de informações variadas. Para que a nossa sociedade evolua, seja na educação ou em outros setores, é primordial que estejamos bem informados.
8 – Manifeste a sua opinião. Se você, por exemplo, conhece a pauta dos professores e apoia suas reivindicações, é muito saudável demonstrar apoio, elogiar, e até criticar de forma construtiva as manifestações. Você pode também opinar sobre projetos no portal e-cidadania do Senado Federal (clicando aqui), participar de enquetes da Câmara dos Deputados (clicando aqui), e até mandar mensagem para os deputados (clicando aqui).
9 – Atuar na escola já uma excelente maneira de contribuir para a sua comunidade. Você pode também ajudar a cuidar do seu bairro tornando-o mais agradável, e isso vai desde as atitudes mais básicas, como o cuidado com o lixo, até um bom dia para o vizinho.

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares.

 

 

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES