A semana marca as comemorações do Dia Internacional da Mulher. Confira alguns ícones femininos no esporte

 

Na minha época de escola, era sempre assim: na Educação Física criava-se uma ideia entre os alunos de que somente os mais aptos poderiam participar, e logo alguns começavam a selecionar quem eles queriam no seu time, tentando encontrar os mais habilidosos. Era nessa hora que começavam os apelidos e julgamentos, e muitas vezes as meninas ficavam de fora e iam pular corda, que era “coisa de menina”.

 
Esse tipo de situação ainda acontece muito por aí, infelizmente, mas que bom que os tempos estão mudando. Ufa!

>>>Como incentivar as crianças a terem hábitos saudáveis
>>>11 atividades físicas para praticar com seu filho

 
A participação feminina nas Olimpíadas só começou em 1900, nos Jogos de Paris, embora a primeira Olimpíada da era moderna date de 1896. Apenas 11 mulheres estavam inscritas em duas modalidades: golfe e tênis.

 
De lá pra cá muita coisa mudou. Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, foi a primeira vez que as mulheres participaram de todos os esportes olímpicos! Durante esse processo, muitas mulheres deram tudo de si para escrever seu nome na história dos esportes! 

 

Confira algumas histórias:

 Charlotte Cooper

1 – Charlotte Cooper 

A tenista britânica entrou para a história ao ser a primeira mulher a subir no lugar mais alto do pódio, nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900. Charlotte também venceu 5 vezes o Torneio de Wimbledon e, em 1908, se tornou a mulher mais velha a vencer a competição, recorde que ainda não foi batido. 

 

 

Betty Robinson

 

 

 2 – Elizabeth Robinson

Com apenas 16 anos se tornou a primeira campeã olímpica do atletismo, quando venceu a prova dos 100 metros rasos, nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, em 1928. Três anos depois, sofreu um acidente de avião, quando quebrou várias vértebras e o joelho. Recuperada, mas com sequelas no joelho (não podia dobrá-lo totalmente, o que a impedia de se agachar para a largada), Betty passou a se dedicar ao revezamento e, em 1936, em Berlim, conquistou outro ouro como membro da equipe de revezamento feminino 4×100 dos Estados Unidos,aos 24 anos.

 

 

 Maria Lenk 

3 – Maria Lenk 

Brasileira filha de alemães, foi a primeira mulher sul-americana a competir em Olimpíadas, em 1932, e tem seu nome no hall da fama da Federação Internacional de Natação. Em 1939, durante a preparação para as Olimpíadas de Tóquio, Maria Lenk quebrou 2 recordes mundiais, nos 200 m e 400 m peito. Era a favorita para o ouro, mas os jogos foram cancelados devido à Segunda Guerra Mundial. Já no Campeonato Mundial da categoria 85-90 anos, Maria voltou de Munique com nada mais nada menos que 5 medalhas de ouro! Ela também ajudou a fundar a Escola Nacional de Educação Física em 1942, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

Maria Esther Bueno

 

 

 

4 – Maria Esther Bueno

A melhor tenista brasileira de todos os tempos! Durante duas décadas de esporte, venceu 19 Grand Slams (7 nas simples, 11 nas duplas femininas e 1 nas duplas mistas) e outros 570 torneios internacionais (isso mesmo). A tenista foi a primeira e única brasileira a ser a número 1 do ranking mundial, entre 1959 e 1960.

 

 

 

 

5 – Asaléa de Campos

A primeira árbitra de futebol do mundo. Léa Campos recebeu seu diploma e o reconhecimento da FIFA em 1971 e precisou vencer muitos desafios para exercer sua profissão em um esporte, então considerado 100% masculino. Léa apitou mais de 100 jogos e representou o Brasil no Mundial de Futebol Feminino, no México.

 

6 – Zhang Shan

A chinesa Zhang Shan, em 1992, tornou-se a primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro em uma competição mista de tiro, igualando o recorde mundial e batendo o recorde olímpico.

 

7 – Maurren Maggi

A saltadora detém vários recordes, mas nenhum deles se compara ao feito de se tornar a primeira sul-americana a conquistar uma medalha de ouro olímpica individual! Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, Maurren saltou 7,4 m, ficou com a medalha de ouro e gravou seu nome na história do esporte.

 

 

O Programa Cultivar é um Sistema de Ensino de Educação Física e atividades extracurriculares.

 

 

 

lucio

 

 

 

 

 

 

 

 

Seja o primeiro de seus amigos a curtir o Programa Cultivar.

DESTAQUES